Prestes a começar, o Brasileirão traz agora a ansiedade pela divulgação da Tabela Série A. Quais times estão na disputa? E quando começa o campeonato?
O início dos campeonatos nacionais, aliás, também movimenta as casas de apostas online, especialmente quando pensamos nos favoritos.
Mas quem desponta para ser o campeão do Brasileirão 2023? E quais equipes disputam as vagas nacionais? Quem irá brigar contra o rebaixamento? Confira uma análise completa e saiba o que esperar do campeonato.
Tabela Série A do Brasileirão
Qual será a Tabela Série A? E quando começa o Brasileirão Série A? A maior competição do país já tem data para começar e acabar: 15 de abril e 3 de dezembro.
No entanto, a Tabela Série A ainda não foi definida. Isso porque a CBF ainda aguarda o avanço das competições estaduais e a pré-temporada dos times.
Ou seja, assim que os Campeonatos Estaduais terminam, a nova edição do Campeonato Brasileiro será iniciada.
Disputada em 38 rodadas, no modelo de pontos corridos, essa é a maior competição nacional do Brasil. A cada rodada, os times disputam ponto a ponto para saber quem, ao final, será o campeão.
Contudo, não é apenas o título em disputa. Vagas em competições internacionais – Libertadores e Sul-Americana — e o rebaixamento também terá uma forte disputa ao longo de 2023.
Quais equipes vão disputar?
Enquanto não sai a Tabela Série A, você pode saber quais são as equipes que disputarão a Séria A 2023. Ao todos, as 20 equipes são:
- América MG;
- Atlético MG;
- Athlético PR;
- Bahia;
- Botafogo;
- Cruzeiro;
- Corinthians;
- Coritiba;
- Cruzeiro;
- Cuiabá;
- Fluminense;
- Flamengo;
- Fortaleza;
- Goiás;
- Grêmio;
- Internacional;
- Palmeiras;
- RB Bragantino;
- Santos;
- São Paulo;
- RB Bragantino;
- Vasco.
Regulamento do Campeonato Brasileiro
Outro detalhe importante para se entender é o regulamento do Campeonato Brasileiro 2023. No geral, o campeonato mantém o formato que já conhecemos.
Assim, o modelo em pontos corridos será mantido entre as 20 equipes disputando o título, vagas em competições e lutando contra o rebaixamento.
Além disso, a disputa será realizada em dois turnos de 19 jogos, totalizando 38 rodadas. A pontuação é dividida da seguinte maneira:
- Vitória: 3 pontos para equipe vencedora;
- Empate: 1 ponto para cada equipe;
- Derrota: equipe que perde não pontua.
Dessa forma, a equipe que mais pontuar garante o título de campeã do Brasileirão 2023. Em caso de empates, saldo de gols, gols pró e confronto direto são usados como critério de desempate.
Tabela Série A: quem são os favoritos? Quem disputa vaga na Libertadores?
Para quem está aguardando a Tabela Série A, outro ponto é saber o que cada equipe deve disputar na edição de 2023. Confira a seguir quem deve chegar forte para disputar o título e as equipes que brigam por vaga nas competições internacionais.
Favoritos ao título do Brasileirão 2023
E para começar, vamos falar das equipes que despontam como favoritas ao título do Campeonato Brasileiro de 2023.
Flamengo
Vencedor das edições de 2019 e 2020 do Campeonato Brasileiro, além de atual vencedor da Libertadores e Copa do Brasil, o Flamengo desponta como um dos favoritos.
Assim, sob o comando de Vitor Pereira como técnico, a equipe traz um elenco recheado de craques, como Gabriel Barbosa, Pedro, Arrascaeta e Everton Ribeiro.
Além disso, a equipe também conta com o reforço do meia Gerson, que retorna à equipe após uma passagem pelo futebol francês.
Palmeiras
Atual campeão do Brasileirão, o Palmeiras também chega com boas chances de levar também a versão de 2023 do campeonato.
Mantendo Abel Ferreira no comando da equipe, o time continua com boa parte da base que venceu no ano passado.
No entanto, ocorreram perdas importantes, ainda sem reposição. O meia Gustavo Scarpa e o volante Danilo foram contratados pelo Nottingham Forest, que disputa a Premier League.
Atlético-MG
Outra equipe que aparece como favorita ao título é o Atlético-MG. A equipe trouxe reforços tanto para o campo quanto para o comando do time.
O novo técnico, o argentino Eduardo Coudet, é a esperança de melhora no time que acabou decepcionando na edição de 2022.
Comandado pelo atacante Hulk, a equipe se reforçou com os atacantes Paulinho, do Bayer Leverkusen e Patrick, além do meia Igor Gomes, ambos ex-São Paulo.
Vagas sul-americanas em disputa
Apesar de não serem favoritas, algumas equipes também correm por fora na disputa do campeonato. Além disso, boa parte delas também está de olho nas vagas para competições internacionais, como a Libertadores e a Sul-Americana.
Ao todo, dependendo de resultados da Copa do Brasil e da própria Libertadores e Sul-Americana — caso um time brasileiro seja campeão —, o número de vagas pode mudar.
A zona de classificação para a principal competição internacional pode chegar até o 9º colocado.
Neste sentido, se colocam como concorrentes diretos, equipes como Internacional, Fluminense, Corinthians e Athlético PR, que se classificaram diretamente na última edição.
Mas também estão na disputa Fortaleza, São Paulo, América-MG, Botafogo e Santos, equipes que se mantiveram no meio da tabela em 2022.
Candidatos ao rebaixamento
Também há expectativa para luta contra o rebaixamento no Brasileirão deste ano. Conforme as análises, algumas equipes devem disputar a permanência na elite do futebol brasileiro. Dentre elas, estão:
- Red Bull Bragantino;
- Vasco da Gama;
- Goiás;
- Coritiba; e
- Cuiabá.
Apesar de terem conquistado uma vaga na Série A, o que também as colocariam como candidatas ao rebaixamento, Bahia, Cruzeiro e Grêmio aparecem com uma análise mais otimista para 2023.
As duas últimas, aliás, também devem participar da disputa por vagas na Libertadores e Sul-Americana.
Conclusão
Agora que você já sabe o que cada time deve disputar na edição de 2023, resta aguardar a confirmação da Tabela Série A.
Apesar de não ter divulgado a lista de jogos que abrem a primeira rodada do Brasileirão, a tendência é que isso aconteça na reta final das competições estaduais. O campeonato começa apenas no dia 15 de abril, mas as expectativas já estão altas.
Isso porque a edição de 2023 também marca o maior número de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) na competição.
Se juntam a Botafogo, Red Bull Bragantino e Cuiabá as equipes que subiram da Série B: Cruzeiro, Vasco e Bahia.