Você é amante de futebol e está cansado de machucar o pé durante as partidas de futebol com os amigos? Então precisa entender como escolher a chuteira ideal e também suas variações de modelos.
Existem diversos locais e marcas que vendem chuteiras de qualidade. Algumas podem ter um preço bastante elevado e, por isso, pode ser indicado um cupom de desconto Adidas, caso você opte por uma da famosa marca das três listras.
Por isso, com o intuito de te auxiliar durante o processo de compra, preparamos o texto a seguir com tudo o que você precisa saber sobre chuteira. Assim como 3 dicas para escolher e também cuidar da sua maior aliada durante as partidas.
Tipos de chuteira
Antes de conhecer as 3 dicas principais sobre como escolher o modelo certo, é importante entender que existem diferentes tipos de chuteira. E claro, cada um oferece ao atleta características e qualidades específicas.
1- De grama
O modelo mais famoso certamente é a chuteira de futebol ou grama natural. Dessa forma, são utilizadas pelos amadores e profissionais que jogam em campos de grama, mundialmente conhecido como a chuteira do esporte mais famoso do planeta.
A característica principal desse tipo é a utilização de traves altas, o que possibilita uma melhor aderência ao solo. Logo, ela fornece a estabilidade necessária para arranques e corridas e até precisão durante os chutes.
Com trava de borracha
Entre o mercado de chuteira de grama natural também existe uma variação, a qual se diferencia pelo tipo de trava. O modelo com trava de borracha é mais utilizado em campos de grama baixa ou seca.
Com trava de metal
A borracha oferece ao jogador uma melhor impulsão e estabilidade no solo. No entanto, a chuteira de trava de metal é ideal para campos mais instáveis, principalmente em dias de jogos com chuva.
Ainda existem aquelas com trava de metal ajustável, ou seja, o jogador consegue alterar a altura da chuteira de acordo com as condições do gramado. O que oferece uma condição de maior versatilidade.
Com trava mista
Por fim, também pode ser encontrada a chuteira de trava mista. Como você já deve imaginar, esse modelo une o metal e a borracha. Ela oferece a possibilidade de trocar a trava de acordo com o campo de jogo, muito utilizada com o aumento de grama sintética.
2- De society
Já a chuteira de society também possui travas, mas com tamanhos bem menores, essenciais apenas para dar uma boa estabilidade em campos de gramado sintético. Afinal, eles costumam ter o gramado bem baixo.
Por sua praticidade, muitos acabam comprando essa chuteira e utilizando tanto no campo de grama natural, quanto no sintético e até mesmo nas quadras. Entretanto, utilizar no futsal pode desgastar as travas, e na grama pode não oferecer a estabilidade necessária.
3- De futsal
O terceiro tipo de chuteira é a de futsal ou futebol de salão. Esse tipo de futebol normalmente envolve pequenas quadras com um piso bastante liso e às vezes até escorregadio.
Por isso, esse modelo não possui travas, muito pelo contrário, contém um solado bastante liso, o que proporciona um maior conforto e contato com o solo. Algo que possibilita trocas de direções e tração.
Chuteira ideal para cada posição
Agora que você já sabe os diferentes tipos de chuteira existentes no mercado, você sabia que também pode ser recomendável um modelo para cada posição dos jogadores? Isso acontece porque cada posição necessita de características distintas, confira!
Chuteira para defensores
Um zagueiro precisa de mais firmeza na chuteira para realizar os desarmes, enquanto os atacantes necessitam de uma chuteira leve e ainda mais tração para as arrancadas.
Com isso, de modo geral, as chuteiras usadas por jogadores de defesa costumam apresentar uma maior estabilidade além de conforto. Portanto, eles precisam ter um modelo mais rente ao gramado e também um solado firme.
Chuteira para meio-campo e atacantes
Já a chuteira para os meio-campistas tem por tradição apresentar um formato mais redondo, o que possibilita um melhor controle de bola e também precisão nos passes. Além disso, elas costumam ter mais possibilidades de mudanças como altura.
A chuteira utilizada pelos atacantes oferece uma maior tração aos jogadores. Afinal, eles necessitam de estabilidade para realizar as trocas de direções e também as diversas arrancadas em direção ao gol.
Para o atacante, quanto mais travas da chuteira tiver, maior aderência ao solo, portanto mais firmeza na corrida. Além disso, a chuteira costuma ser um pouco mais leve que as demais e também mais finas.
Como escolher o modelo ideal?
Ao conhecer os diferentes tipos de chuteira e também as peculiaridades que cada posição exige, fica mais fácil determinar o modelo mais adequado para você, certo? De modo geral, a chuteira perfeita é aquela que oferece o melhor conforto durante o jogo.
Por isso, procure investir em modelos um pouco maiores, afinal você irá utilizá-los com algum meião. Com isso, é importante que o dedão não esteja encostando na ponta da chuteira, caso contrário pode machucar.
Além disso, como você viu, durante o processo de compra, opte por aquela que seja mais condizente com o tipo de solo que será utilizada. Portanto, se vai jogar em grama natural, compre uma de trava, se for jogar na quadra, compre uma de futsal.
Escolher o tipo de chuteira correto vai favorecer para que você tenha uma melhor aderência no solo e consiga desempenhar suas funções com êxito. Afinal, se você utilizar um modelo sem travas no campo, certamente você vai mais escorregar do que acertar a bola.
Para conservar o equipamento, é muito importante evitar a exposição ao sol enquanto ela estiver sem uso, assim como evitar deixá-la molhada ou usar produtos químicos para a limpeza. Utilize um pano úmido bem limpo e liso.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas sobre chuteira é possível conhecer que esse universo é bastante abrangente. E claro, existem modelos específicos para cada tipo de jogo, sendo para gramado natural, futsal e society.
Por fim, cada posição necessita de um tipo de chuteira, no caso dos defensores um modelo mais firme, e para os atacantes chuteiras que proporcionam uma melhor mobilidade.