Para se destacar no Instagram, é preciso ser estratégico. O número de concorrentes na rede social cresce cada vez mais. Com isso, só quem apresenta diferenciais competitivos consegue ganhar visibilidade lá.
Mas antes de ousar com métodos altamente criativos, você deve se preocupar com o básico do básico. Conhecer bem o público-alvo, ter uma bio convincente, organizar os destaques, caprichar na qualidade de fotos e vídeos, entre outros.
Isso dá a estrutura necessária para o perfil da sua marca não só superar a concorrência, mas também permanecer como um dos melhores do mercado em um futuro próximo.
Em publicações, há várias práticas essenciais que aumentam seu engajamento. Uma das principais é o momento de compartilhá-las na plataforma. Ou seja, você tem que postar na hora certa.
Contudo, qual é o timing perfeito para publicar um novo conteúdo em seu Instagram comercial? A resposta é: nos dias e horários que seus seguidores estão mais ativos no aplicativo. Entenda abaixo!
Por que publicar na hora certa faz a diferença no Instagram?
Quando você posta no momento em que seu público está online na rede social, a exposição do conteúdo aumenta significativamente. Isso porque, a maioria dos seguidores vão curtir, comentar ou compartilhar.
O algoritmo do Instagram prioriza publicações que recebem interações rapidamente. Se o engajamento inicial for alto, a inteligência artificial da plataforma vai exibi-las para um número maior de usuários.
Dessa forma, postar na hora certa garante que seus esforços não sejam desperdiçados. As publicações não flopam e nem tem um desempenho razoável. Elas trazem o melhor retorno possível para o perfil da marca.
Além do engajamento maior, você ganha diversos novos followers. Muitos que já te seguem criam uma conexão mais próxima com a marca. O que multiplica as chances de você transformá-los em leads ou clientes.
Quais são os melhores horários para postar no Instagram?
Mas afinal, quais são os melhores horários para postar no Instagram e maximizar o engajamento do público? De acordo com pesquisas e especialistas, as publicações devem ser compartilhadas entre 10h e 15h ou após as 20h.
Em qualquer um dos horários, a tendência é que o conteúdo seja visto de imediato por seus seguidores. Assim como, receba interações diretas ou indiretas. Desde uma curtida até acessar o link da bio.
Quanto aos dias mais movimentados no aplicativo, são terça e quarta. No meio da semana, as pessoas no geral utilizam o smartphone com mais frequência e entram no Instagram para “matar o tempo.”
As recomendações, porém, só servem para você ter uma noção de quando deve postar no Instagram. Para encontrar os dias e horários certos com precisão, busque pesquisas relacionadas dentro do seu nicho de atuação.
Além disso, pense na rotina do seu público-alvo. Se são jovens estudantes, por exemplo, publicar à noite ou nos fins de semana talvez seja o ideal para melhorar o desempenho dos seus conteúdos.
Também leve em consideração as informações do perfil na rede social. No “Painel profissional”, há um gráfico que indica os momentos em que seus seguidores estão ativos.
De qualquer modo, faça testes. Experimente postar em diferentes horários ao longo da semana e acompanhe de perto os resultados. Após 2 ou 3 semanas, você pode identificar padrões e encontrar o timing perfeito para o perfil da marca.
3 dicas para otimizar o desempenho das suas publicações no Instagram
Mais do que publicar no horário certo, existem outras práticas que otimizam a performance das suas publicações no Instagram e geram muito mais engajamento. Entre as principais, destacamos:
Frequência ideal
A produção de conteúdo é o carro-chefe do alcance orgânico no Instagram. Ou seja, se você quer ter bons números sem utilizar estratégias pagas, precisa compartilhar novas publicações com consistência.
Entretanto, muitos profissionais e empresas não conseguem postar em uma frequência ideal no Instagram. Alguns postam pouco e deixam a relação com o público “esfriar”. Já outros, publicam em excesso e cansam seus seguidores.
Para encontrar um equilíbrio, você tem que testar. Não há outro caminho. Em uma semana, experimente postar 1 vez por dia. Na outra, compartilhe 2 conteúdos diários. Então, veja qual frequência teve um desempenho melhor.
SEO
Da mesma forma que nos mecanismos de busca, você pode usar o SEO para otimizar suas publicações para pesquisa no Instagram e aumentar sua visibilidade orgânica.
Na rede social, os usuários também buscam ativamente perfis e conteúdos por meio da “lupa”. Assim, você pode ajustar as postagens para ter seu perfil recomendado na frente de outros.
Várias técnicas podem ser adaptadas para melhorar o desempenho dos conteúdos da marca. Uso de palavras-chave, escrita com boa legibilidade, alt text nas imagens, marcar outros perfis, hashtags, entre outros.
Comprar seguidores
Para ter um número maior de interações em seus posts, ainda vale a pena comprar seguidores barato. O serviço de engajamento melhora a percepção do público sobre o perfil e o incentiva a engajar em sua proposta.
Normalmente, os usuários preferem dar follow e interagir em contas grandes na rede social. Isso porque, transmitem credibilidade e validam o posicionamento de determinado profissional ou empresa.
E é justamente isso que a compra de seguidores te entrega. Desde que você faça o pedido em um site confiável. A maioria das opções por aí oferecem engajamento falso ou tentam aplicar golpes. No entanto, também há empresas sérias no mercado.
Conclusão
Por fim, se as publicações do perfil da marca estão “flopando”, pode ser que o problema esteja no momento que você posta. Existem horários melhores do que outros para compartilhar seus conteúdos.
O nível de exposição dos posts no Instagram depende diretamente do engajamento inicial recebido. Por isso, você só deve publicar na hora em que seus seguidores estiverem ativos.
Além disso, várias outras práticas melhoram o desempenho das suas publicações na rede social. Postar na frequência ideal, aplicar técnicas de SEO, comprar seguidores, entre outras.
Seja como for, são práticas essenciais que fazem toda a diferença para seus resultados. Elas deixam o perfil da marca cada vez mais pronto para se destacar entre os melhores do mercado.