Conheça a história dele desde o nascimento em Três Corações até seus últimos anos
Pelé morreu no dia 29 de dezembro, vítima de complicações decorrentes de um câncer de cólon, aos 82 anos. O Rei do Futebol deixou seis filhos, a esposa Márcia Aoki e uma vasta galeria de troféus e recordes no futebol, esporte no qual ele é o maior de todos os tempos.
Edson Arantes do Nascimento nasceu no dia 23 de outubro de 1940, em Três Corações-MG. É filho do ex-jogador João Ramos do Nascimento, o Dondinho, e de Celeste Arantes do Nascimento.
Ganhou o apelido de Pelé por não saber pronunciar o nome do companheiro de time de seu pai, Bilé. Em 1944, mudou-se para Bauru-SP com a família e deu seus primeiros passos no futebol.
Na infância, o Rei do Futebol trabalhou como engraxate para ajudar com as contas de casa, após a lesão que encerrou a carreira futebolística de seu pai. Aos 13 anos, se firmou na categoria infantojuvenil do Bauru Atlético Clube, após passar por alguns times, e começou a ganhar destaque.
A trajetória no Santos
Pelé foi levado ao Santos por seu antigo treinador, Waldemar de Brito, e iniciou sua carreira profissional no clube da Baixada em 1956, aos 15 anos. Sua estreia foi em um amistoso contra o Corinthians, vencido pelo Peixe por 7 a 1, com os dois primeiros gols oficiais do Rei do Futebol. Ao todo, foram 1.116 jogos e 1.091 gols em 18 anos no Alvinegro Praiano.
Durante sua passagem pelo clube, conquistou seis Campeonatos Brasileiros (1961, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1968), nove Campeonatos Paulistas, duas Libertadores, dois Mundiais de Clubes, três Rio-SP, uma Recopa dos Campeões Intercontinentais e uma Supercopa Sul-Americana.
Entre os principais jogos do Rei do Futebol pelo Peixe, estão:
- Final da Libertadores de 1962 (3° jogo): Santos 3×0 Peñarol – dois gols de Pelé e o primeiro título de um time brasileiro na competição.
- Final da Libertadores de 1963 (2° jogo): Boca Juniors 1×2 Santos – Pelé fez o 2° gol em plena La Bombonera.
- Final do Mundial de Clubes de 1962 (2° jogo): Benfica 2×5 Santos – 3 gols de Pelé na casa do adversário, em Lisboa.
- 19/11/1969 – Santos 2×1 Vasco – Pelé faz o milésimo gol da carreira no Maracanã.
Seleção Brasileira
Com 10 meses de profissional, foi convocado para a Seleção Brasileira e estreou em 1957, com 16 anos, em derrota por 2 a 1 para a Argentina, no Maracanã. Pelo menos, ele fez o gol brasileiro.
Em toda a carreira, foram 113 partidas e 95 gols com a Amarelinha, contando jogos oficiais da FIFA e amistosos extraoficiais. É o maior artilheiro da história da seleção e o jogador com mais títulos de Copa do Mundo, com três troféus.
Em 1958, disputou a Copa do Mundo na Suécia aos 17 anos e deixou o planeta com a certeza de que seria o Rei do Futebol. Fez seis gols na competição: um nas quartas, três na semifinal e dois na decisão, vencida pelo Brasil por 5 a 2 contra os anfitriões, incluindo um golaço chapelando o defensor rival. Foi a primeira Copa vencida pelo Brasil em toda a história, e Pelé é até hoje o mais jovem a marcar e vencer na final.
Quatro anos depois, se machucou na fase de grupos da Copa disputada no Chile, porém fez parte do elenco bicampeão mundial. Já em 1966 novamente se lesionou, e viu o Brasil ser eliminado na primeira fase em um grande vexame. Muito abalado, Pelé jurou nunca mais jogar um mundial.
Decidiu disputar a Copa do Mundo de 1970 para se provar após o fracasso do mundial anterior, e não poderia ter sido melhor: com um desempenho brilhante, Pelé e o Brasil saíram tricampeões do mundo e consagrados eternamente. Desde então, o camisa 10 nunca deixou de ser considerado o Rei do Futebol.
Pós-carreira
Um ano após o título em 70, Pelé se despediu da Seleção Brasileira, em amistoso contra a Iugoslávia, no Maracanã. A despedida do Santos veio três anos depois, em partida contra a Ponte Preta. Ali o Rei do Futebol se aposentou, porém retomou a carreira no ano seguinte, jogando pelo Cosmos, dos Estados Unidos, onde ficou até se retirar de vez em 1977.
Nos anos 90, Sandra Nascimento buscou na Justiça ser reconhecida como filha do Rei do Futebol. Até conseguiu, mas nunca teve boa relação com o pai e faleceu devido a um câncer de mama, em 2006. É a grande polêmica da vida de Pelé. Na mesma década, foi Ministro dos Esportes, entre 1995 e 1998, quando criou a Lei Pelé.
Nos últimos 10 anos, Pelé reduziu bastante suas aparições públicas. Em 2012, retirou um tumor no intestino e desde 2018 teve sua locomoção prejudicada por um problema no quadril. Em 2021, foi diagnosticado com um câncer no cólon, e a doença se espalhou pelo organismo durante o ano. O rei foi enterrado dia 03 de janeiro. Além das 230 mil pessoas que estiveram presencialmente na Vila Belmiro, milhões de fãs e telespectadores acompanharam a cerimônia através das coberturas online em suas televisões, tablets e smartphones como o Samsung S22, por exemplo.